sábado, 17 de fevereiro de 2018

Castelo de Celorico da Beira

Hello,
No passado mês de Dezembro, fomos visitar o Castelo de Celorico da Beira!

Situado em Celorico da Beira, distrito da Guarda, o castelo encontra-se num monte granítico da Serra.

Interior do Castelo de Celorico da Beira

O castelo foi ocupado por muçulmanos até à reconquista cristã durante o reinado de D. Afonso Henriques. Após a conquista e para incentivar o povoamento e defesa, o rei atribuiu o castelo à Ordem dos Templários.

Monte granítico no interior do Castelo

No reinado de D. Sancho II as defesas do castelo foram ampliadas. Na época, o alcaide era Fernão Rodrigues Pacheco, que jurou lealdade ao rei. Quando D. Sancho II foi deposto e fugiu para Castela, o reino ficou entregue ao seu irmão infante D. Afonso. Fiel a D. Sancho II, Fernão Rodrigues Pacheco recusou-se a entregar o castelo ao regente, suportando um cerco muito longo.
Foi durante este cerco que surgiu a lenda: quando a fome começou a fazer sentir-se, o alcaide pediu aos Céus uma solução que não fosse render-se e cair em desonra. Foi nesse momento, que surgiu uma águia a voar no céu e deixou cair uma truta apanhada no rio Mondego. O alcaide, decidiu então, em vez de matar a fome, mandar fazer pão com a última farinha e cozinhar a truta, e enviou de presente ao príncipe regente, juntamente com uma mensagem que se pensavam em tomar-los pela fome, que não iria ter sucesso, uma vez que o castelo estava bem abastecido. O príncipe ficou impressionado e levantou o longo cerco, tendo o castelo mantido a sua lealdade até D. Sancho II morrer.

Torre de Menagem

Durante o século XIV, o castelo sofreu obras para reforço, durante os reinados de D. Dinis e D. Fernando e, no século XV durante o reinado de D. Manuel I.

Vista do Castelo de Celorico da Beira

Em 1712, este castelo foi doado a D. Diogo da Silva, 1º Conde de Portalegre, mantendo-se na família até o falecimento do marquês de Gouveia, D. João da Silva, retornando à posse da coroa.

Interior do Castelo de Celorico da Beira

O castelo tem entrada gratuita, e, actualmente, só possuiu as muralhas e a Torre de Menagem, que ainda não é possível visitar. É possível passear dentro das muralhas e contemplar a vista fantástica. Pelo castelo é possível ler-se toda esta informação escrita acima.

Como Chegar:
Do Porto - A1 até Albergaria, apanhar a A25 até Celorico da Beira.

De Lisboa - A1 até à ligação com a A23. Entre na A23 e siga na direção da Guarda. Uma vez chegado à Guarda entre na A25 e siga até Celorico da Beira. 

By Lum



0 comentários:

Enviar um comentário